Ações do Projeto Rios: “Espaço kids 100% ciência”. 16 de março. Oficina de educação ambiental sobre análise da qualidade da água do rio Fervença através de bioindicadores, realizada pela equipa do CCVB.
Censos Nacionais de Borboletas diurnas: Saídas de campo regulares de 10 em 10 dias entre os meses de Março e Setembro.
Oficinas “Tardes com ciência”: O CCVB propos para o período das férias escolares, um programa de oficinas de teor lúdico-pedagógico dirigido a crianças e jovens entre os 6 e os 12 anos de idade. As crianças forão desafiadas a explorar diferentes temáticas através do seu envolvimento em atividades que valorizam a curiosidade e a criatividade, a experimentação e a vivência em grupo.
Rio PopUp:
A atividade teve como objetivo a utilização da técnica pop-up, que refere-se a construção de um livro com mecanismos usados para projetar uma estrutura tridimensional a partir de folhas de papel dobradas, recortadas e coladas. Esta técnica explora o movimento e a interatividade, tendo a capacidade de surpreender com ilustrações tridimensionais que emergem das composições criadas.
Nesta oficina aprendeu-se sobre as funções e características dos ecossistemas ribeirinhos e a sua importância para as comunidades humanas e para a biodiversidade. De seguida foi realizada a atividade de construção do PopUp incluindo a morfologia e os aspectos que formam um ecossistema aquático.
Ornitóptero, borboletas em vôo:
O ornitóptero é um tipo de máquina projetada para imitar o voo dos pássaros e de outros animais que batem as asas, como insetos. Para esta atividade foi construído um mecanismo para imitação das asas de uma borboleta, este tipo de dispositivo é geralmente mais leve e delicado do que outros ornitópteros, refletindo as características físicas e o movimento gracioso das asas de uma borboleta.
Nesta atividade houve uma breve introdução sobre o ciclo de vida das borboletas e sua importância para a manutenção dos ecossistemas e biodiversidade. Em seguida foi realizado um percurso pelo rio Fervença para observação e identificação de borboletas diurnas e posteriormente a construção do ornitóptero.
O projeto irá promover a empregabilidade, o desenvolvimento sócio-educativo e profissional de jovens licenciados em engenharia de construção, arquitetura paisagista, planeamento urbano e estudos relacionados, através da aquisição de competências necessárias para a regeneração urbana.
Ao mesmo tempo, apoiará os jovens licenciados a terem experiências internacionais no início da sua carreira.
Como parte do projeto o Centro Ciência Viva de Bragança, que faz parte das empresas associadas à ANCV, recebeu 11 alunos durante os dias 29 de julho a 13 de setembro, para realizar um estágio voluntário a fim de desenvolver trabalhos com a temática de Coberturas Verdes e Soluções de Base Natural.