Noite Europeia dos Investigadores
A edição da Noite Europeia dos Investigadores (NEI) para o biénio 2024-2025, com o acrónimo EU-EMBRACES (Empowering Minds: Boosting Research in Citizen Engagement and Schools), oferece uma oportunidade única para que o público descubra o trabalho de cientistas e o impacto do seu trabalho na sociedade. O projeto assenta nas EU-Missions, nomeadamente, a adaptação às alterações climáticas, a saúde (cancro), a recuperação dos oceanos e águas, os solos e a criação de cidades inteligentes com impacto neutro no clima.
A NEI é um evento que ocorre em várias cidades da Europa, com o objetivo de aproximar os cidadãos da ciência e dos investigadores.
Em Portugal, decorre em 9 locais: Bragança, Braga, Porto, Vila Nova de Foz Côa, Lisboa, Oeiras, Alcanena, Estremoz e Lagos.
A NEI 2025 em Bragança.
Quando? 26 de setembro, dia de celebrar a Ciência, contamos com a vossa presença.
Onde? Centro Ciência Viva de Bragança - ENTRADA GRATUITA
A que horas? 21h às 23h
Durante este período, o público poderá conversar com investigadores do Instituto Politécnico de Bragança e conhecer de perto a ciência que se produz na nossa cidade. A não perder!
Programa EM BREVE
ATIVIDADES PREPARATÓRIAS NEI 2025
27/06/2025 – 101º Café de Ciência com o tema "Rio Fervença: passado, presente e futuro", com a presença do investigador Amílcar Teixeira.
05 e 06/07/2025 - Workshop: Borboletas Noturnas e sua monitorização, conduzida por João Nunes, da Rede de Estações de Borboletas Noturnas.
19/07/2025 - Workshop "Líquenes à Moda do Norte" com a investigadora Joana Marques (CIBIO/BIOSPOLIS).
ATIVIDADES PREPARATÓRIAS NEI 2024
02/06/2024 - Caminhada solidária Liga Portuguesa Contra o Cancro - Delegação de Bragança e visita à exposição patente na Casa da Seda "O cancro aos olhos de um cientista".
26/07/2024 - 101º Café de Ciência com o tema Investigação & Cuidados: viver + e melhor.
27/07/2024 – Workshop Prevenção do cancro: a descoberta dos segredos das “Blue Zones”, regiões do planeta onde se vive mais e sem doenças.
Projeto financiado pela União Europeia. Os pontos de vista e opiniões expressos são da exclusiva responsabilidade do(s) autor(es) e não refletem necessariamente as da União Europeia ou da Agência de Execução do Conselho Europeu de Investigação. Nem a União Europeia nem a autoridade que concede o financiamento podem ser responsabilizadas por elas.
