Os ecossistemas de água doce fornecem à humanidade uma vasta gama de serviços ambientais, nomeadamente o abastecimento e a purificação da água, o controlo de inundações e a regulação climática, entre outros. Estes habitats suportam uma rica biodiversidade, abrigando espécies únicas que não se encontram em outro lugar. No entanto, muitos destes ecossistemas e a biodiversidade que lhes está associada estão significativamente ameaçados.
Assim, a introdução de soluções baseadas na natureza nestes ecossistemas, como as ilhas flutuantes, podem contribuir para a melhoria da qualidade da água e dos habitats e, quando integradas num contexto de educação ambiental, podem ser utilizadas como instrumentos pedagógicos para envolver estudantes, turistas e o público em geral em experiências interativas, permitindo-lhes familiarizarem-se com a função dos ecossistemas de água doce e da biodiversidade.
O projeto Bio Ilhas pretende implementar instrumentos inovadores que respondam aos desafios das alterações climáticas, pressupondo o envolvimento constante dos cidadãos. As bio ilhas são soluções de engenharia natural que recriam processos e serviços ecossistémicos, promovendo a mitigação de impactos antropogénicos, a resiliência dos ecossistemas e a conservação da biodiversidade.
O projeto pretende também instalar uma Estação Meteorológica no CCVB que estará equipada com sensores para medir humidade, temperatura, entre outros, e que realizará o armazenamento e transmissão dos dados recolhidos para uma Base de Dados
Se registrar alguma observação nas Bio Ilhas, como a interação de alguns animais, pode partilhar esses registros na forma de fotografia ou informações no link