hYDROSAA
1) ECO2 -SCHOOLS as New European Bauhaus (NEB) Labs - Erasmus+ | 2022 - 2025
O projeto NEB-LAB envolve cinco projetos de eco-renovação de edifícios educacionais, um deles o Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva. Com base no conceito de Open Schooling, os locais-piloto selecionados desenvolverão planos de ação climáticos para serem transformados em centros de inovação nas suas comunidades, promovendo atividades de sensibilização para facilitar a inovação social, promover a educação e a sustentabilidade ambiental.
O processo será orientado e apoiado pela Câmara de Qualidade do NEB-LAB, uma parceria inovadora que reúne expertise única (incluindo arquitetos e paisagistas, especialistas em tecnologia, órgãos financeiros e partes interessadas locais).
O projeto demonstrará que as organizações educacionais (escolas, universidades, centros de ciência) podem atuar como impulsionadores do desenvolvimento de “laboratórios vivos” verdes.
No final, o NEB-LAB fornecerá um roteiro para edifícios educacionais com energia "zero" e "energeticamente positivos", permitindo liderar o caminho para uma mudança fundamental de edifícios como consumidores de energia para edifícios produtores de energia.
2) HYDROSAAP
Sistema de aproveitamento de águas pluviais está em funcionamento experimental numa das residências do IPB
Trata-se do Projeto Inovação IPB HydroSAAP “Promover a eficiência hídrica em edifícios: Instalação e avaliação do desempenho de um sistema de aproveitamento de águas pluviais e de dispositivos eficientes” que surgiu pela necessidade de melhorar a gestão do consumo de água numa das residências de estudantes do Instituto Politécnico de Bragança. Ao mesmo tempo pretende promover o conhecimento técnico e científico, ainda pouco explorado em Portugal, sobre a monitorização “in situ” de sistemas de aproveitamento de águas pluviais em edifícios, para usos não potáveis como lavagem de pavimentos e rega de zonas verdes. A instalaçao deste Sistema de Aproveitamento de Águas Pluviais para fins experimentais vai permitir investigar aspetos relacionados com o seu desempenho, avaliando-o do ponto de vista técnico e científico, ao mesmo tempo que será conjugado com a prática educacional.
Este projeto é financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR: Programa Impulso Jovens) e está alinhado com os objetivos do Plano Estratégico do IPB: Co-Criar um Futuro Sustentável, implementação 2022-2026. Pretende ainda contribuir para a afirmação da Aliança Estratégica para a Transição Regional STARS EU, e também para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 das Nações Unidas.
Nos próximos meses será avaliado o desempenho do sistema e dos dispositivos de utilização eficientes, e a equipa espera que este seja um contributo para a promoção da gestão hídrica sustentável em espaço urbano.
Equipa do Projeto de Inovação HydroSAAP: Flora Silva, GICoS/ESTiG (Coordenadora do projeto); Ana M. Antão-Geraldes, CIMO/SusTEC/ESA; João Barros, Serviços de Manutenção e Conservação; Maria João Afonso, Laboratório de Processos Químicos/ESTiG; Gustavo de Oliveira, aluno de Mestrado em Engenharia da Construção/ESTiG e Centro Ciência Viva de Bragança.