1- Objetivos do projeto:
- Estimular o interesse pela ciência e tecnologia por parte dos alunos (as), potenciando a sua aprendizagem;
- Proporcionar o contacto direto entre alunos (as) e cientistas;
- Despertar o interesse dos (as) alunos (as) pelo conhecimento produzido por cientistas do Ensino Superior;
- Incrementar a literacia científica;
- Estimular a implementação de projetos de caráter científico nas escolas, enquadrados no programa curricular.
2- Público-alvo: alunos do 3º CEB e Secundário.
3- Parceiro do Ensino Superior: Instituto Politécnico de Bragança.
4- Tipologia das atividades desenvolvidas: Experimentais; Palestras; Saídas de campo; Projetos de investigação originais.
5- Âmbito das atividades realizadas: Biologia, Biologia-Geologia, Ciências Naturais, Física, Geografia e Química.
6- Como participar?
1- Professor(a) do Agrupamento de Escolas: escolhe a atividade e a tipologia da atividade que considera pertinente realizar e comunica ao CCVB, através do preenchimento do formulário.
2- CCVB: contacta e agenda a atividade requerida pelo(a) professor(a) com cientistas do IPB da área da atividade.
3- Cientista do IPB: desenvolve a atividade, no IPB ou na Escola, de acordo com a tipologia da atividade e do material necessário.
Nas unidades desenvolvidas desde o início do projeto destacam-se (pelo envolvimento de um maior número de alunos e professores) as atividades: Multiplicação vegetativa e figuras da mitose (público-alvo: 11º ano); Património Genético (público-alvo: 12º ano); Determinação do grupo sanguíneo (público-alvo: 9º ano e 12º ano) e Um ciclo do cobre (público-alvo: 12º ano).
Com a Plataforma Silkhouse, instalada na Casa da Seda, os Professores têm oportunidade de desenvolver com os seus alunos atividades na área das Energias: Fontes Renováveis de Energia e Fenómenos de Conversão e Transformação da Energia. Esta atividade será conduzida pelas nossas comunicadoras de ciência e, quando possível, pelo cientista responsável pela implementação do projeto SilkHouse, o Professor Vicente Leite (ESTIG/IPB).