O Centro de Ciência Viva de Bragança tem vindo a organizar, no âmbito do seu ambicioso programa de divulgação científica, desde 2008, tertúlias informais temáticas denominadas "Cafés de Ciência", com a presença e motivação de cientistas com reconhecido papel no panorama da divulgação da ciência em Portugal, que aceitaram honrar-nos com a sua colaboração.
As sessões têm, habitualmente, uma periodicidade mensal ou bimestral, têm lugar no auditório instalado num antigo moínho e tinturaria da seda, hoje "Casa da Seda".
Foram realizados, até ao momento, 98 Cafés de Ciência, entre 2008 e março 2024.
Próximo Café de Ciência (nº100): 30 de junho de 2024 | 18h
Rosalia Vargas
𝗕𝗶𝗼𝗴𝗿𝗮𝗳𝗶𝗮 𝗥𝗼𝘀𝗮𝗹𝗶𝗮 𝗩𝗮𝗿𝗴𝗮𝘀
É Presidente da Ciência Viva e Diretora do Pavilhão do Conhecimento. Lidera, desde 1996, a Rede de Centros Ciência Viva e a recente criação da Rede de Escolas e Quintas Ciência Viva. Foi vereadora da educação, juventude e cultura da Câmara Municipal de Lisboa (2007-2009), Presidente do Ecsite - rede europeia de museus e centros de ciência (2013-2015) e membro do Board da ASTC – Associação de Centros de Ciência e Tecnologia, Washington, DC (2016-2022). Foi conselheira do Conselho Nacional de Educação (2006-2022). É membro do Conselho de Escola da Universidade Aberta, Presidente do Conselho de Escola do IGOT– Instituto de Geografia e Ordenamento do Território; membro da Comissão Consultiva do cE3c; membro do Conselho Internacional do Copernicus Science Center, Varsóvia, membro do Comité da EMME Summer School – para formação em museus e centros de ciência na região Euro-Mediterrânea e Médio Oriente. É membro do Conselho Consultivo de Acompanhamento do Plano Nacional das Artes; do Conselho Estratégico Nacional para a Igualdade (CENI). Eleita uma das 50 personalidades mais influentes na indústria dos museus e atrações culturais do mundo, Blooloop (2022).
Participação gratuita.