7º ano - Como calcular distâncias que são inacessíveis?

Os alunos, em grupos, medem a altura do edifício mais alto do recinto escolar, através de três métodos que serão sorteados pelos grupos. Para realizar esta atividade é necessário que os conceitos: noção de semelhança, polígonos semelhantes e semelhança de triângulos já tenham sido trabalhados.

(Duração: 90 min)

7º ano - Composição e Decomposição de figuras

Nesta atividade os alunos terão dois desafios:

- Recortar pelas diagonais do quadrado de cartolina que lhes é entregue e com esses quatro triângulos compõem o máximo de figuras unindo-as pelos lados congruentes, agrupando e desenhando os polígonos obtidos quanto ao número de lados.

- Construir no geoplano o quadrilátero mediante propriedades que são retiradas ao acaso dum saco opaco.

7º ano - Às voltas com a Terra

Os alunos são questionados relativamente a evidências do movimento de rotação da Terra que observam no seu dia-a-dia. A atividade realiza-se no exterior, e disponibiliza-se material com o qual têm que delinear e aplicar um procedimento que lhes permita identificar qual o sentido (pontos cardeais) do movimento de rotação da Terra. Para dar resposta à questão lançada, têm que realizar medições do comprimento da sombra de uma estaca. Esta atividade é complementada com a observação do Sol, recorrendo a um telescópio solar. Os alunos trabalham em grupos.

(Duração: 90 min)

7º ano - Separação de misturas: separar para quê? Porquê?

Nesta atividade os alunos identificam misturas homogéneas e heterogéneas e utilizam diversas técnicas laboratoriais básicas, selecionando o material necessário.

Os alunos poderão pesquisar a aplicação de técnicas de separação, necessárias no tratamento de águas para consumo e águas residuais, bem como a sua importância para o equilíbrio dos ecossistemas e para a qualidade de vida.

7º ano - Bingo químico

Nesta atividade os alunos trabalham em grupo. Através de um jogo, “Bingo Químico”, relacionam a distribuição eletrónica dos átomos e dos elementos com a sua posição na tabela periódica, localizando na mesma os elementos dos grupos 1,2,17 e 18.

Segue-se uma discussão sobre os elementos que estão em maior proporção no corpo humano.

8º ano - Jogo dos Quatis

Este jogo procura trabalhar/aplicar conceitos apreendidos relativos à dinâmica de ecossistemas. O jogo é constituído por 70 questões-problema que no geral pretendem encontrar a resposta a “como é afetada a população de quatis pelo fator?” (tendo o jogo nos cartões fatores abióticos, fatores bióticos, catástrofes e fatores de origem antropogénica). A resposta a cada questãoproblema é encontrada por cada grupo. Nesta atividade os alunos vão simular a dinâmica de uma população de quatis, tendo em conta a teia alimentar, através da construção e análise do gráfico dessa população durante trinta gerações.

8º ano - Macroinvertebrados

Através da observação de macroinvertebrados, recolhidos no Rio Fervença os alunos terão de observar e identificar esses seres vivos, os quais com a ajuda de tabelas classificativas irá levá-los à classificação do Estado de Saúde do rio.

8º ano - Minhoquices!

Com o objetivo de estudar os fatores abióticos, os alunos são desafiados a estruturar uma experiência que permita estudar um fator abiótico por grupo, para tal ser-lhe-á fornecido material para a realização da experiência e está claro a rainha da atividade - minhocas da espécie Eisenia fétida.

8º ano - Velocidade do som

Nesta atividade disponibiliza-se aos alunos o seguinte material: 1 fita métrica, 2 microfones e o software Audacity, com o qual os alunos devem elaborar um procedimento que lhes permita determinar experimentalmente a velocidade de propagação do som no ar. Posteriormente os diferentes grupos de alunos determinam a velocidade de propagação do som no ar de acordo com o que planearam.

8º ano - Olha o reflexo!

Esta atividade envolve a Físico-Química e a Matemática, os alunos são desafiados a planear em grupos, com o material fornecido, uma atividade experimental que lhes permita comprovar as leis da reflexão. Cada grupo aplica o seu procedimento e verifica se a atividade que delinearam é eficaz para verificar as leis da reflexão da luz. Esta atividade envolve a medição de ângulos. (Duração: 50 min)

8º ano - Movimentos no plano

Recorrendo a um ambiente de geometria dinâmica no Tablet, o Geogebra, os alunos irão efetuar uma construção de forma a conseguirem responder à questão: A que será igual a composta de duas translações.

8º ano - Compondo e decompondo áreas

Nesta atividade os alunos efetuam a composição de figuras geométricas e calculam a sua área, com vista ao reconhecimento e justificação das identidades que representam os casos notáveis da multiplicação de binómios.

8º ano - Berlindes num copo

Realização de uma experiência que consiste em observar e registar a alteração do nível de água num copo, em função do número de berlindes que colocam lá dentro. Posteriormente inserem no Geogebra os pontos correspondentes aos registos efetuados e a função traduzida pela expressão analítica que relaciona as duas variáveis.

9º ano - Lei de Arquimedes

Tendo por base o princípio de Arquimedes, os alunos têm que idealizar uma atividade experimental, com o material disponibilizado, que lhes permita determinar a impulsão a que fica sujeito um corpo imerso em água. Os alunos trabalham em grupos.

9º ano - Alimentação saudável/Leitura de rótulos de alimentos

Nesta atividade os alunos trabalham em grupo e compreende dois desafios: i) encontrar o alimento mais saudável, entre os rótulos de alimentos embalados fornecidos, utilizando o descodificador de rótulos da DGS; ii) calcular o açúcar adicionado a alguns alimentos/bebidas, através da análise dos rótulos fornecidos. Através de uma atividade experimental os alunos constatam quais os gases que são libertados na expiração.

9º ano - Espelhos

Nesta atividade os alunos realizam uma experiência que consiste em observar e registar duas grandezas inversamente proporcionais, inserindo no Geogebra os pontos correspondentes aos registos efetuados e a função traduzida pela expressão analítica que relaciona as duas variáveis.

9º ano - Razões trigonométricas

Recorrendo a um ambiente de geometria dinâmica no Tablet, o Geogebra, os alunos efetuam uma investigação no triângulo retângulo de forma a conseguirem formular uma conjetura.

(Duração: 90 min)

Nota: Caso pretenda outra atividade, não hesite em contactar-nos.