Robótica

Os alunos constroem e programam o robô com o kit educacional Nezha Inventor para Micro:Bit, estimulando assim, a criatividade, o desenvolvimento do raciocínio e a lógica na construção e programação dos respetivos mecanismos.

(Duração: 150 min)

Foguetão de propulsão a ar comprimido

Nesta atividade os alunos constroem e lançam foguetões de papel utilizando uma base de lançamento construída pela equipa do CCVB.

(Duração: 60 min)

Microbit

Os alunos aprendem a programar o Micro: bit, um pequeno computador de bolso, através da plataforma de programação visual em blocos - Microsoft MakeCode.

(Duração: 120 min)

Telescópio solar

Os alunos podem observar a nossa estrela através de um telescópio que foi especialmente concebido para observar o Sol com total segurança, podendo ver-se os detalhes da sua superfície, como manchas solares, protuberâncias e filamentos e construir um relógio de sol.

(Duração: 90 min)

Realidade Virtual

Através de óculos de realidade virtual, conseguimos viajar no rio Douro e conhecer e as suas características e biodiversidade, além de podermos sentir a espetacular envolvência da paisagem.

Circuitos elétricos

Como podemos montar circuitos em série e em paralelo? Qual a sua aplicação na realidade? Será que todos os materiais são condutores de eletricidade?

Vamos investigar estas questões e descobrir formas sustentáveis e de produção de energia.

Catapultas

Nesta atividade são abordados assuntos relacionados com máquinas simples, a catapulta como alavanca. É uma atividade interativa que envolve conceitos de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM), onde os alunos deverão projetar, montar e testar a sua catapulta.

Nota: Caso pretenda outra atividade, não hesite em contactar-nos.