5º ano - Caça aos componentes do solo

As crianças descobrem com a ajuda de amostras de solo que este não é uniforme e que tem como principais constituintes: matéria mineral; matéria orgânica, água e até mesmo ar dependendo da proporção de cada um dos constituintes do solo.

5º ano - À descoberta da célula

Com esta atividade os alunos abordam as estruturas celulares das células vegetais e das células animais, através do microscópio ótico recorrendo a preparações feitas pelos próprios alunos durante a atividade. Têm também oportunidade de observar como atuam os diferentes corantes sobre as estruturas celulares.

5º ano - Compondo e decompondo figuras planas

Atividade onde os alunos irão recortar determinados polígonos mediante certas indicações, para posteriormente, unindo as figuras obtidas construírem outros polígonos, nomeadamente, paralelogramos, trapézio e triângulos, de forma a deduzirem a fórmula para calcular a área dos referidos polígonos.

(Duração: 90 min)

6º ano – “Respiro ou não respiro”

Ao realizarem esta atividade os alunos investigam como é a constituição do sistema respiratório de um peixe e a sua função. Para isso é fornecido o material necessário para observarem e identificarem cada uma das suas partes.

(Duração: 60 min)

6º ano - Respiração celular: Inspira… Expira

Os alunos são questionados, sobre o facto de o nosso organismo necessitar de ar (oxigénio), água e outros nutrientes, assim como libertar gases (dióxido de carbono) e outros produtos da digestão e do metabolismo celular.

Através de uma atividade experimental os alunos constatam quais os gases que são libertados na expiração.

(Duração: 60 min)

6º ano - Microrganismos em ação

Nesta atividade, os alunos em grupo e com o material disponibilizado, têm que delinear e aplicar um procedimento que lhes permita testar alguns fatores do meio que podem influenciar o desenvolvimento de microrganismos. A atividade experimental é realizada com a levedura Saccharomyces cerevisiae e as condições mais propícias para a atividade da levedura serão avaliadas em função do gás contido no balão.

6º ano - Estomas

Os alunos nesta atividade são questionados relativamente às estruturas através das quais as plantas realizam as trocas gasosas com o exterior. Após concluírem que não são observáveis a olho nu têm que realizar, em grupo, a preparação microscópica para observação dos estomas, com o material que lhes é facultado. A observação é projetada no quadro, fazem o desenho e respetiva legenda dos estomas.

6º ano - Foguetão

Nesta atividade os alunos constroem um foguetão. Para realizar esta atividade é necessário que os conceitos: perímetro de um círculo, planificação de sólidos e geratriz, já tenham sido trabalhados. Posteriormente irão proceder ao seu lançamento através de uma reação química.

(Duração: 90 min)

Nota: Caso pretenda outra atividade, não hesite em contactar-nos.