O Centro Ciência Viva de Bragança aderiu este ano ao Plano Europeu de Monitorização de Borboletas (eBMS - European Butterfly Monitoring Scheme), através da marcação de um percurso urbano em torno do rio Fervença, onde se propõe realizar os Censos Nacionais de Borboletas diurnas, numa iniciativa voluntária de ciência cidadã.
A monitorização das populações de borboletas é muito preponderante para aferir as alterações ambientais e o estado de conservação dos habitats. Contribui ainda para a conservação da biodiversidade, na qual podem participar tanto especialistas como voluntários.
Os Censos Nacionais consistem na contagem regular de borboletas diurnas em percursos fixos, seguindo uma metodologia padronizada que é usada em toda a Europa. São realizados por voluntários, num processo de ciência cidadã que permite gerar dados e detetar tendências sobre o estado de conservação das borboletas e dos seus habitats.
O percurso marcado pelo CCVB tem uma extensão de 1476 metros. Inicia na Casa do Mel e desenvolve-se até à Ponte do Jorge. Estão previstas entre os meses de março e setembro saídas de campo regulares de 10 em 10 dias, para realizar contagens, abertas à participação pública, mas com vagas muito limitadas.
Ponto de encontro: Casa do Mel
Público Alvo: Público em geral. Crianças dos 6 aos 10 anos, acompanhados pelo encarregado de educação.
Vagas disponíveis: 8
Gratuito
Informações importantes a considerar antes de se inscrever:
Datas previstas:
23 de março
13 de abril
4 de maio
25 de maio
22 de junho
06 de julho
20 de julho
31 de agosto
10 de setembro Inscrições AQUI