Aqui há Ciência!
 

Em outubro preparámos 5 oficinas "Aqui há Ciência!", aos sábados de manhã, para famílias com crianças dos 6 aos 10 anos. O limite de vagas são 6 famílias por sessão (média de 4 pessoas por família), sendo que estas oficinas vão funcionar na sala da Escola Ciência Viva, instalada no Edifício Sede e cada família terá a sua zona para passarem uma manhã a divertirem-se com a ciência experimental, em segurança e com a devida distância física.

 
Estas oficinas são 2 atividades experimentais desenhadas para que as crianças sejam o centro da aprendizagem, experimentando e validando as suas descobertas, percebendo de forma simples e apelativa, os resultados e as conclusões das suas atividades! Sempre com a informalidade que caracteriza o CCVB e, em particular, com a certeza de uma manhã bem passada e divertida!
 
As datas são as seguintes, sábados, das 11h às 12h30.
 
Clique AQUI para proceder à inscrição online. Gratuito.


2 de outubro

Pêndulo simples

O baloiço oferece sempre momentos de diversão tanto para miúdos como para graúdos. O que será que afeta o número de oscilações do baloiço com um ponto de apoio, num determinado intervalo de tempo?

Nesta oficina vamos juntos investigar e procurar a resposta a esta questão-problema, através de uma experiência controlada.

 

9 de outubro

Microrganismos em ação

Nesta oficina vamos estudar estes pequenos seres vivos que não podem ser vistos a olho nu, e que se encontram no ar que inalamos, na comida que ingerimos, na pele, na boca, no nariz e no intestino, por exemplo. Utilizando uma levedura do género Saccharomyces vamos investigar se este microrganismo se desenvolve de igual forma em diferentes meios.

 

16 de outubro

A Cozinha é um laboratório

Sabia que cozinhar também é fazer Ciência? Substituindo os tubos de ensaio por tachos e panelas vamos preparar acompanhamentos saborosos.

Vem aprender a fazer queijo e manteiga com muita ciência à mistura.

 

23 de outubro

Mãos limpas, corpo saudável!

Nesta oficina vamos estudar a importância de lavarmos bem as mãos e perceber que o nosso corpo está, diariamente, em contacto com diversos microrganismos, alguns benéficos e outros prejudiciais, dos quais temos de nos defender, devendo ter hábitos, entre os quais de higiene diária, que nos ajudem a eliminá-los.

 

30 de outubro

Caça aos componentes do solo

Nesta oficina vamos compreender a importância dos agentes biológicos e atmosféricos na génese do solo, indicando os seus constituintes, propriedades e funções. 

Como será que o solo se forma? 

Vem investigar connosco!


 

Relembramos que o Centro Ciência Viva de Bragança tem o Selo Clean & Safe, atribuído pelo Turismo de Portugal.


Está seguro connosco, esperamos pela vossa participação.


Localização

Edifício Sede: Rua do Beato Nicolao Dinis 5300 - 130 Bragança
Casa da Seda: Rua dos Batoques, n.º 25, 5300-091 Bragança

Horários

Terça a Sexta - 10h-18h
Sábados, Domingos, Feriados - 11h-19h
Encerrado à Segunda
(Última admissão meia hora antes do encerramento)
O Centro encerra ao público nos dias 1 de Janeiro, 24, 25 e 31 de Dezembro.