Aqui há Ciência!
 
O Centro Ciência Viva de Bragança reabriu aos fins-de-semana, acompanhando a par e passo a evolução favorável do controlo da pandemia a o aumento da vacinação no nosso país. Pela Ciência é que vamos!
 
Em Julho preparámos 4 oficinas "Aqui há Ciência!", aos sábados de manhã, para famílias com crianças dos 6 aos 10 anos. O limite de vagas são 6 famílias por sessão (média de 4 pessoas por família), sendo que estas oficinas vão funcionar na sala da Escola Ciência Viva, instalada no Edifício Sede e cada família terá a sua zona para passarem uma manhã a divertirem-se com a ciência experimental, em segurança e com a devida distância física.
 
Estas oficinas são 2 atividades experimentais desenhadas para que as crianças sejam o centro da aprendizagem, experimentando e validando as suas descobertas, percebendo de forma simples e apelativa, os resultados e as conclusões das suas atividades! Sempre com a informalidade que caracteriza o CCVB e, em particular, com a certeza de uma manhã bem passada e divertida!
 
As datas são as seguintes, sábados, das 11h às 12h30.
 
Clique AQUI para proceder à inscrição online. Gratuito.


Dia 3 julho: "Vamos fazer velas!"

As velas existem desde a antiguidade, no seu fabrico eram usadas diversas substâncias entre elas o azeite e outros óleos vegetais, serviam para iluminar as habitações enquanto não havia eletricidade. Existe muita ciência numa vela acesa.

Vem fazer a tua vela connosco e descobrir/verificar o que alimenta a combustão… 


Dia 10 julho: “Tantos bicos!”

Charles Darwin passou pelo arquipélago das Galápagos, onde começou a reunir argumentos em favor da sua Teoria da Evolução das Espécies. Segundo esta teoria, as atuais espécies são o resultado da modificação de espécies anteriores, assim, um mesmo ancestral pode originar descendentes diferentes.

Vem investigar porque é que aves distintas possuem bicos tão diferentes? 


Dia 17 julho: "Pipocas ecológicas"

O que poderia ser mais divertido e científico do que colocar milho numa caixa ao ar livre num dia de sol e desfrutar de umas deliciosas pipocas?

Nesta oficina convidamos as famílias a construir um forno solar e descobrir a ciência que existe na conversão térmica da radiação solar para cozinhar pipocas. Como bónus , vão ainda ficar a saber quais os conceitos físicos responsáveis pelo processo de estourar a pipoca.


Dia 24 julho: "Matemática & Simetria!"

A existência de uma natureza geométrica não passou despercebida aos sábios da Antiguidade, e já Pitágoras se referia a este fenómeno e efetuou vários estudos a esse respeito. Nesta oficina convidamos as famílias a identificar situações em que a matemática está presente no dia-a-dia com diversão à mistura!

Vem perceber nesta oficina, a sua presença.

 

Relembramos que o Centro Ciência Viva de Bragança tem o Selo Clean & Safe, atribuído pelo Turismo de Portugal.


Está seguro connosco, esperamos pela vossa participação.


Localização

Edifício Sede: Rua do Beato Nicolao Dinis 5300 - 130 Bragança
Casa da Seda: Rua dos Batoques, n.º 25, 5300-091 Bragança

Horários

Terça a Sexta - 10h-18h
Sábados, Domingos, Feriados - 11h-19h
Encerrado à Segunda
(Última admissão meia hora antes do encerramento)
O Centro encerra ao público nos dias 1 de Janeiro, 24, 25 e 31 de Dezembro.