• Encontro com o Cientista

1- Objetivos do projeto:

- Estimular o interesse pela ciência e tecnologia por parte dos alunos, potenciando a sua aprendizagem;

- Proporcionar o contacto direto entre alunos e investigadores;

- Despertar o interesse dos alunos pelo conhecimento produzido por investigadores do Ensino Superior;

- Incrementar a literacia científica;

- Estimular a implementação de projetos de caráter científico nas escolas, enquadrados no programa curricular.

2- Público-alvo: alunos do 3o CEB e Secundário.

3- Parceiro do Ensino Superior: Instituto Politécnico de Bragança.

4- Tipologia das atividades desenvolvidas: Experimentais; Palestras; Projetos de investigação originais.

5- Âmbito das atividades realizadas: Biologia, Biologia-Geologia, Ciências Naturais, Física, Geografia e Química.

6- Como participar?

1- Professor(a) do Agrupamento de Escolas: escolhe a atividade e a tipologia da atividade que considera pertinente realizar e comunica ao CCVB.

2- CCVB: contacta e agenda a atividade requerida pelo(a) professor(a) com o(s) investigador(es) do IPB da área da atividade.

3- Investigador(a) do IPB: desenvolve a atividade, no IPB ou na Escola, de acordo com a tipologia da atividade e do material necessário.

Nas unidades desenvolvidas desde o início do projeto destacam-se (pelo envolvimento de um maior número de alunos e professores) as atividades: Multiplicação vegetativa e figuras da mitose (público-alvo: 11º ano);  Património Genético (público-alvo: 12º ano);  Determinação do grupo sanguíneo (público-alvo: 9º ano e 12º ano) e Um ciclo do cobre (público-alvo: 12º ano).

Casa da Seda: Rua dos Batoques, n.º 25, 5300-091 Bragança