Consiste num programa de Ciência e Tecnologia de carácter vincadamente prático, desenvolvido desde 2015 até ao presente pelo CCVB juntamente com o nosso parceiro do Ensino Superior – o Instituto Politécnico de Bragança.

Este projeto visa envolver:

Os alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário em diversas atividades práticas, nas diferentes áreas das Ciências Naturais e Fundamentais, permitindo a promoção de conhecimento científico, pensamento crítico, interesse e envolvimento de professores e alunos; proporciona o contacto com novas tecnologias nos diferentes domínios e o contato dos alunos com investigadores; para além de possibilitar o incremento da literacia científica dos alunos.

 

Para informação detalhada, consulte o separador "Escolas" no menu principal deste site.

 

Os resultados do projeto foram divulgados em vários momentos:

 

C. Nogueira, A. Paiva, I. Fachada & J. Matias. 2016. “O cientista vai à escola”. Os cientistas na transmissão do conhecimento. Congresso de Comunicação de Ciência – SciCom Portugal 2016. Rede de Comunicação de Ciência e Tecnologia de Portugal. Portugal - Livro de resumos.

 

C. Nogueira, A. Paiva, R. Branquinho, I. Fachada & J. Matias. 2016. “O cientista vai à escola”. Os cientistas na transmissão do conhecimento. II Encontro de Boas Práticas Educativas. Bragança- Apresentação oral.

 

R. Branquinho, C. Nogueira, I. Fachada, C. Aguiar. 2017. Encontro(s) com cientista(s): Inspirar o Futuro? Congresso de Comunicação de Ciência – SciCom Portugal 2017. Coimbra-Portugal.

 

A. Paiva, R. Branquinho, C. Nogueira, I. Bacém, I. Fachada. 2018. "Centro Ciência Viva de Bragança na promoção de pontes entre a investigação e a sociedade". III Encontro de Boas Práticas Educativas. Bragança-Apresentação oral. 

 

Localização

Edifício Sede: Rua do Beato Nicolao Dinis 5300 - 130 Bragança
Casa da Seda: Rua dos Batoques, n.º 25, 5300-091 Bragança E-mail: info@braganca.cienciaviva.pt

Horários

Terça a Sexta - 10h-18h
Sábados, Domingos, Feriados - 11h-19h
Encerrado à Segunda
(Última admissão meia hora antes do encerramento)
O Centro encerra ao público nos dias 1 de Janeiro, 24, 25 e 31 de Dezembro.