• Hoje quem manda sou eu

Hoje Quem Manda Sou Eu

Centro Ciência Viva de Bragança com aromas da floresta!

 

26, 27 e 28 junho 2025

 

Entre os dias 26 e 28 de junho, o Centro Ciência Viva de Bragança vai encher-se de novos aromas com a visita especial da equipa do Centro Ciência Viva da Floresta! Venham explorar atividades e experiências divertidas, ligadas à floresta. Não percam!

 

A nova diretora

O programa "Hoje Quem Manda Sou Eu" reorganiza os diretores da Rede Ciência Viva incentivando a partilha de conhecimento, experiências, e técnicas de comunicação. Nestes três dias, a nova diretora do Centro Ciência Viva de Bragança será Edite Fernandes, diretora do Centro Ciência Viva da Floresta, em Proença-a-Nova.

No Centro Ciência Viva de Bragança, haverá atividades interativas e educativas sobre plantas aromáticas, integrando também temas de educação ambiental. Será ainda apresentado um projeto de inclusão através da ciência, e, na bagagem, chega a exposição Naturia Secreta.

 

Programa

26 de junho de 2025 – Quinta-feira

11:30 - Apresentação à equipa e breve visita ao Centro Ciência Viva de Bragança

 

12:30 - Almoço com elementos da Direção do Centro Ciência Viva de Bragança, dedicado à partilha de experiências.

 

14h00 - Reunião com a equipa do Centro Ciência Viva de Bragança:

- Apresentação da Equipa - Visita guiada à exposição do Centro Ciência Viva de Bragança - Funcionamento do Centro Ciência Viva de Bragança

- Atividades desenvolvidas no Centro Ciência Viva de Bragança

- Apresentação detalhada do programa de intercâmbio

18h00 – Encerramento

 

27 de Junho de 2025 – Sexta-feira

10:00 - Atividade experimental - Jardim de Aromáticas (Aprende a fazer um jardim de aromáticas e a reciclar ao mesmo tempo)

Público-alvo: Famílias e Público em Geral

 

14:00 - A Ciência como fator de Inclusão

Público-alvo: Famílias e Público em Geral

O BioAromas – Laboratório de Integração e Inovação Social é uma resposta social, inovadora e integradora de jovens/adultos com deficiência ligeira a moderada, sendo uma alternativa à tradicional institucionalização. Tem como objetivo promover, através da ciência, a valorização pessoal e integração social de pessoas com deficiência, estimulando o desenvolvimento das suas capacidades funcionais e psíquicas, tanto pela produção de plantas aromáticas e medicinais, como de outras atividades lúdico-terapêuticas. O projeto é um estímulo que ativa do ponto de vista cognitivo os cinco sentidos, tanto pela componente prática de contacto com a terra como da aromaterapia. Este é um projeto com cariz empreendedor, inovador e inclusivo, que vê na ciência das plantas aromáticas e medicinais uma forma de ocupação e estímulo das competências funcionais e sociais, que de forma integrada contribuem para o desenvolvimento pessoal e social dos jovens/adultos. Além disso, o facto de estarem num ambiente diferenciador, incluídos na sociedade, num espaço onde a “Ciência é Viva”, faz deste projeto um caso único, existindo uma maior proximidade destes jovens/adultos com situações reais, e com o público que frequenta este Centro Ciência Viva o que se vai traduzir num menor isolamento social e numa maior inclusão na sociedade. Respeitando assim a igualdade e a inclusão social.

 

18h00 – Encerramento

 

28 de junho de 2025 – Sábado

11:00 - A Ciência como fator de Inclusão

 Público-alvo: Famílias e Público em Geral

No Edifício sede com o objetivo de conhecer o projeto BioAromas LIIS

– Mostra com as infusões produzidas.

– Prova das infusões produzidas pelo Projeto BioAromas LIIS


11:00- Atividade experimental - Vida de Inseto - INSCRIÇÃO OBRIGATÓRIA AQUI

Público-alvo: Famílias e Público em Geral

Conhece as transformações porque passa um inseto até chegar à fase adulta? Vem descobrir o ciclo de vida dos insetos.

Oferta aos participantes do Livro A Flora Explora… formas de proteger a floresta!


11:30 - Inauguração da exposição Naturia Secreta – Insetos-Joia

Público-alvo: Famílias e Público em Geral.

Chama-se “Naturia Secreta” e é uma exposição de ilustração científica que reúne 21 ilustrações de coleópteros, conhecidos por insetos-joia, oriundos de diversos locais do mundo. As ilustrações são da autoria da investigadora Luísa Ferreira Nunes.

Luísa Ferreira Nunes é licenciada em Ecologia Florestal e realizou pós-graduação em Biologia e Biomimetismo, tendo desenvolvido o trabalho de doutoramento em ecologia de insetos. É docente da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco e é membro do Centro de Ecologia Aplicada Prof. Baeta Neves (ISA-UTL). Estudou ilustração, como bolseira, na University of Arts of London, Reino Unido. Tem várias publicações de texto e ilustração naturalista e científica.

 

12:30 - Reunião com a equipa do Centro Ciência Viva de Bragança

Avaliação do Intercâmbio

 

 

Programação nacional "Hoje Quem Manda Sou Eu"

 

Nos dias 26, 27 e 28 de junho, Clotilde Nogueira troca o Centro Ciência Viva de Bragança pelo Centro Ciência Viva da Floresta, em Proença-a-Nova. Durante três dias, a equipa do CCV de Bragança dinamiza atividades no CCV da Floresta, voltadas ao público e à capacitação interna. As propostas incluem a exploração dos microrganismos, o ciclo do bicho-da-seda, o estudo do movimento pendular, a programação com Micro:bit e a matemática. As ações combinam ciência, arte e tecnologia de forma prática e criativa.

Localização

Edifício Sede: Rua do Beato Nicolao Dinis 5300 - 130 Bragança
Casa da Seda: Rua dos Batoques, n.º72 , 5300-091 Bragança E-mail: info@braganca.cienciaviva.pt

Horários

Terça a Sexta - 10h-18h
Sábados, Domingos, Feriados - 11h-19h
Encerrado à Segunda
(Última admissão meia hora antes do encerramento)
O Centro encerra ao público nos dias 1 de Janeiro, 24, 25 e 31 de Dezembro.
HORÁRIO DE INVERNO
De 1 de novembro a 31 de março: terça a domingo | feriados: 10H às 18h
Encerrado à Segunda

Social



Livro de Reclamações