logo
logo CONTACTOS | VERSIÓN ESPAÑOLA | ENGLISH VERSION | EQUIPA | MAPA DO SITE © Centro Ciência Viva de Bragança, 2019
 
Banner da zona

Destaques

Dia Internacional do Microrganismo (IMD 2019)

Os microrganismos, os primeiros pequenos seres vivos do planeta Terra, interatuam de uma forma muito semelhante a um ecossistema macroscópico, mas em formato miniatura. Eles movimentam-se, comunicam, trabalham juntos em comunidades estruturadas, cooperam e competem por recursos. Estes organismos podem também associar-se, simbioticamente, a animais. De facto, o nosso corpo alberga uma infinidade de ecossistemas microbianos, que não se conseguem ver a olho nu, mas que estão lá. Cada ser humano tem mais de cem mil biliões de microrganismos no seu corpo, 14000 vezes mais que o número de pessoas que habitam o planeta Terra! Podem encontrar-se no nosso nariz, nos ouvidos, nas axilas, nos olhos, na boca, no estômago, na pele e na parte inferior dos pés. Na verdade, eles estão em toda parte! Esta ubiquidade apresenta uma vantagem – eles colaboram com o nosso sistema imunitário, ajudando-o a manter-nos saudáveis. Os microrganismos são também responsáveis pela fermentação de muitos dos alimentos que temos disponíveis e ainda pela produção de medicamentos, como é o caso dos antibióticos.

Desafiamos todos a explorarem connosco estas formas de vida verdadeiramente extraordinárias!

Programa:

1. No palco Microbiano

a) Microscopices

- Dar largas à imaginação: Constrói o teu microrganismo e classifica-o

- Por trás de uma lente: Identificação de microrganismos

b) Microbiologia & Ambiente

- Onde se podem encontrar microrganismos?

c) Microbiologia & Corpo Humano

- Tu e o teu 1,5kg de microrganismos!

- Como impedir a transmissão de microrganismos nocivos

d) Microbiologia & Alimentos

- De que é que os microrganismos necessitam para crescer e multiplicar-se?

- O Balão de fermento

e) Micro-Videoteca

- Exibição permanente de pequenos vídeos relacionados com o mundo microbiano.

2. Lançamento “MicroMundo@Bragança“, um projeto educativo experimental de Ciência Cidadã, baseado numa estratégia pedagógica de Aprendizagem-Serviço. Este programa, na área da Microbiologia, pretende dar resposta a um desafio atual da sociedade - a Resistência Microbiana aos Antibióticos, baseado na máxima “Uma só saúde”. Em Portugal, teve a sua génese na Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto, e este ano letivo expandir-se-á também a Bragança.

[Ações disponíveis de 17 setembro 2019 a 1 de outubro de 2019, no Edifício Sede Centro Ciência Viva de Bragança, das 10h00 às 18h00 - terça a sexta-feira e das 11h00 às 19h00 - sábado e domingo]

Inscrições gratuitas pelo telefone: 273 313 169.

Notícia criada em 11-09-2019 10:47 | Imprimir Notícia