logo
logo CONTACTOS | VERSIÓN ESPAÑOLA | ENGLISH VERSION | EQUIPA | MAPA DO SITE © Centro Ciência Viva de Bragança, 2018
 
Banner da zona

Destaques

Dia da Ecologia - Café de Ciência

No dia 14 de Setembro comemora-se o dia da Ecologia a nível mundial.

Há dois anos (2016), a European Ecological Federation (EEF) estabeleceu o dia 14 de Setembro (dia em que Ernst Haeckel definiu Ecologia) para celebrar oficialmente a Ecologia, como ciência, na Europa. Este evento teve lugar no Parlamento Europeu.

Em 2017 a SPECO lançou o Dia da Ecologia em Portugal, com o alto patrocínio da Comissão Nacional da UNESCO. Este ano, a EEF fez um convite oficial a todas as sociedades europeias para se associarem à iniciativa e pelo menos Itália e Espanha irão promover actividades assim como Portugal, igualmente com o alto patrocínio da CNUNESCO (https://www.facebook.com/ecologyday).

O EcologyDay pretende dar maior visibilidade à Ecologia feita em Portugal, aos trabalhos e caminhos que esta ciência holística aponta, rumo à construção de um desenvolvimento humano mais sustentável.

No Centro Ciência Viva de Bragança vai realizar-se um Café de Ciência com a Ana Carvalho, diretora do ZASNET - AECT (Reserva da Biosfera Transfronteiriça da Meseta Ibérica).

O tema de que vem falar-nos é: "A atuação do ZASNET no Território: o turismo como eixo estruturante".

Biografia da Ana Carvalho:

Ana Carvalho, Engenheira do Ambiente, com pós-graduação em Poluição Atmosférica.

É Diretora da ZASNET AECT. Foi Coordenadora do Departamento de Qualidade, Ambiente e Segurança da empresa intermunicipal, Resíduos do Nordeste (14 anos), e Técnica na Coelima Industrias Têxteis, S.A.(4 anos)

É também auditora de Sistemas Integrados, Membro Sénior, da Ordem dos Engenheiros e Autora de publicações científicas.

O que é o ZASNET AECT?

O ZASNET AECT é uma entidade criada ao abrigo do Decreto-Lei n.º 376/2007, de 08 de Novembro, que transpõe o Regulamento (CE) n.º 1082/2006 para a normativa portuguesa. A escritura pública foi assinada no dia 27 de Janeiro de 2010 e os seus Estatutos foram publicados no Diário da República, 2.ª Série – N.º 55 – de 19 de Março de 2010.

Trata-se de uma entidade de âmbito europeu, que tem a sede na cidade de Bragança, em Portugal.

O ZASNET AECT é instrumento jurídico para a cooperação territorial, no âmbito da União Europeia, dotado de personalidade jurídica, que visa facilitar e promover a cooperação territorial entre os seus membros, reforçando a coesão económica e social.

Os objetivos específicos de cooperação do ZASNET AECT são:

· Articular o espaço comum e promover as relações transfronteiriças entre os membros do ZASNET AECT nos domínios tradicionais de cooperação: meio ambiente, turismo, cultura e desenvolvimento empresarial, promovendo a concentração de esforços nestas áreas temáticas e prioritárias e nas quais se exerceu uma histórica tradição de cooperação entre os membros do AECT.

· Implementar a cooperação territorial transfronteiriça nas políticas locais de cada membro, para ser utilizada como ferramenta de desenvolvimento de todo o território ZASNET.

· Colaborar com a comunidade de trabalho Bragança-Zamora e a Comunidade Territorial de Cooperação do Douro Superior-Salamanca, bem como outras entidades territoriais de âmbito regional e local, na execução de projetos de cooperação.

· Promover o território do ZASNET AECT no exterior para valorização das potencialidades dos recursos endógenos.

· Fixação de população e geração de sinergias para atrair novos habitantes ao território e contribuir para a inversão das tendências demográficas negativas mediante distintas estratégicas de cooperação do programa ZASNET AECT.

·

Os membros do ZASNET são:

PORTUGAL:

· Associação de Municípios da Terra Fria do Nordeste Transmontano

· Associação de Municípios da Terra Quente Transmontana

· Câmara Municipal de Bragança

ESPANHA:

· Ayuntamiento de Zamora

· Diputación de Zamora

· Diputación de Salamanca

Notícia criada em 04-09-2018 14:57 | Imprimir Notícia