logo
logo CONTACTOS | VERSIÓN ESPAÑOLA | ENGLISH VERSION | EQUIPA | MAPA DO SITE © Centro Ciência Viva de Bragança, 2018
 
Banner da zona

Destaques

IBM - Teachers try Science

A Ciência Viva tem estabelecido ao longo dos anos uma parceria com a IBM Portugal no âmbito do desenvolvimento de atividades para alunos e formação de professores no âmbito das STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), inspiradas nos recursos disponíveis em www.teatcherstryscience.org.

Este ano letivo (2017/2018), o Centro Centro Ciência Viva de Bragança junta-se a este projeto com um programa de iniciativas para fomentar o desenvolvimento das STEM e a aproximação das crianças e jovens à Ciência e à Tecnologia.

Os 4 workshops para professores eram constituidos por duas partes: (i) “Borboletas - Explorar a biodiversidade” e (ii) "Explora em Acção".

Foram realizados nas seguintes escolas:

Escola/ Ji de Rebordãos

- Público-alvo – grupo 100 e grupo 110 – participaram 8 professores/educadoras

Centro Escolar da Sé

- Público-alvo – grupo 100 e grupo 110 – participaram 18 professores/educadoras

Escola do 1º Ciclo Campo Redondo

- Público-alvo – grupo 110 – participaram 11 professores.

Escola do 1º Ciclo Beatas

-Público-alvo – grupo 110 – participaram 10 professores.

Total de 47 professores e educadores envolvidos, num total de 12h de formação.

O programa a realização atividades para alunos do 1ª Ciclo do Ensino Básico que decorreram no contexto da III Feira de Ciências. Os alunos abrangidos foram os seguintes, distribuídos por 40 turmas do primeiro ciclo (média de 25 alunos por turma, num total aproximado de 1000 alunos), a saber:

- 4 turmas da E B 1 Sá Vargas

- 1 turma EB1 Quintanilha

- 9 turmas do Centro Escolar de Santa Maria

- 1 turma da EB1 Artur Mirandela

- 8 turmas da EB1 Augusto Moreno

-1 turma da EB1 Toural

- 11 turmas do Centro Escolar da Sé

- 2 turmas da EB1 Beatas

- 3 turmas do Colégio Sagrado Coração de Jesus

As atividades escolhidas foram as seguintes:

1. As cores da cor

Quantas cores existem?Consegues separá-las ? E misturá-las? Qual a cor da luz? E dos pigmentos? Estas são algumas questões que estas actividades vão dar resposta. Para tal, serão feitas diversas observações e experiências que permitirão identificá-las e descobrir como reagem à luz, se têm pernas, olhos ou até nariz!

Principais conceitos:Cromatografia; cor luz; cor pigmento; cores primárias ;

2. Porcos ou aves

Porcos ou Aves é uma actividade onde iremos descobrir algumas curiosidades sobre estes indivíduos. Esta actividade é composta por uma roleta que por sua vez tem um porco e uma ave intercalada e com 3 cores diferentes, existem ainda duas cores neutras que correspondem aos Porcos/Aves. Cada cor corresponde a uma curiosidade acompanhada com o seu respectivo jogo.

Principais conceitos: Biologia, Evolução, Taxonomia, Radiação.

3. Explora em ação - Nestas atividades vamos explorar conceitos como: a luz, a visão, as ondas, entre outros.

Principais conceitos: Efeito Doppler, luz, 3D, percepção, momento angular, movimento giroscópico, electrostática, luz, refracção, reflexão, fibra óptica.

Notícia criada em 22-02-2018 15:53 | Imprimir Notícia